Prosperidade e Autoconhecimento

Costumo, em meus trabalhos, utilizar a palavra prosperidade. É uma palavra forte, de amplo sentido, cuja força faz as pessoas pararem imediatamente para pensar a respeito. Basta que alguém diga: “- Fulano prosperou!” Então milhares de perguntas emergem em nossas mentes, especialmente porque desejamos tentar entender as razões que fizeram aquela pessoa prosperar. Afinal de contas, quem não deseja isto?

Nos dias de hoje, o termo “prosperidade” está muito mais ligado aos aspectos financeiros a qualquer outra coisa. Então, quando se diz que fulano prosperou, em outras palavras, quer se dizer que ele ficou rico, ou no mínimo está bem de vida!

No dicionário iremos encontrar um significado bem mais amplo para esta belíssima palavra. Deste modo, prosperar significa:

  1. Tornar-se próspero.
  2. Ir em aumento; progredir.
  3. Desenvolver-se.

Agora, com a definição desta palavra, gostaria de dizer que a prosperidade está muito mais relacionada ao fator “desenvolvimento” justamente porque prospera quem se desenvolve, quem progride, quem aumenta seu conhecimento, seus valores morais ou seu patrimônio – seja ele do tamanho que for. Logo, podemos dizer que a prosperidade deriva do Autoconhecimento.

Há alguns anos, no Brasil, o termo Autoconhecimento estava muito mais relacionado às causas espirituais, místicas e religiosas. Deste modo, todos aqueles que buscavam se conhecer melhor, precisavam recorrer aos caminhos alternativos das terapias holísticas ou as correntes filosófico religiosas. Entretanto, de uns tempos pra cá este (pré) conceito foi mudando de modo que hoje até mesmo as doutrinas mais materialistas entendem que o Autoconhecimento permite nos aprimorarmos de maneira nunca antes percebida.

Através do Autoconhecimento podemos descobrir a origem de nossos medos e inseguranças; comportamentos negativos e de autossabotagem; além de toda uma gama de coisas existentes em nossa personalidade, que concorrem para que as coisas deem errado em nossas vidas.

Quando nos autoconhecemos, deixamos de culpar os outros pelas coisas ruins que nos acontecem. Além disto, passamos a compreender, de maneira consciente, que tudo o que colhemos na vida, seja algo de bom ou ruim, é resultado de um plantio que fizemos. E uma vez conscientes, transformamos nosso comportamento para melhor, desejosos de obter uma colheita farta. Neste sentido é que passamos a nos tornar prósperos!

Há três aspectos básicos, que devem ser trabalhados quando desejamos alcançar a prosperidade:

  1. Trabalhe sua mente; Alimentando-a de conhecimentos edificantes através do hábito da leitura ou interagindo com pessoas cujo interesse também esteja voltado para o crescimento pessoal. Desta forma, procure afastar-se, ainda que um pouco, de pessoas com hábitos negativos e perigosos, evitando “conversinhas” e “trololós”, especialmente no que diz respeito à vida alheia. Em tempo, quem vive perigosamente ou possui hábitos negativos, torna perigosa ou negativa a vida dos que estão próximos.
  2. Conheça melhor suas emoções; Mapeando principalmente aquelas “explosões” emocionais que causam brigas desnecessárias. Lembre-se que você só perde o controle emocional se permitir que isto aconteça! Muitas pessoas arrependem-se de terem tomado decisões ou de terem agido quando estavam de cabeça quente. Às vezes, não dá para voltar atrás! Conhecer o seu “gênio” melhor, permitirá que você extraia dele as melhores características e virtudes; e neutralize as falhas e defeitos.
  3. Cuide do corpo físico; Pessoas que se alimentam de maneira desregrada, que bebem ou fumam exageradamente, estão agindo para destruir seu principal patrimônio. Elas esquecem que o corpo físico é o instrumento que permite a materialização dos sonhos! Sendo o corpo físico o nosso principal instrumento de evolução, ele é também o instrumento pelo qual nossas virtudes se manifestam, na construção de um mundo melhor onde todos podem viver em harmonia e equilíbrio: Através do corpo físico realizamos os nossos sonhos!

Portanto, cuide da mente, das emoções e do físico! Isto é Autoconhecimento! Isto resultará em Prosperidade! E lembre-se, nunca é tarde para começar, recomeçar ou modificar algo em nossas vidas! A idade não importa desde que queiramos alcançar a prosperidade!

O Programa Laboratório de Gênios pode te auxiliar com tudo isso e muito mais!

Deixe uma resposta