Confiança é a base

 

A confiança é a base de todas as relações humanas satisfatórias.

Ao entrar num relacionamento, seja ele profissional ou afetivo, as pessoas têm, basicamente, duas perguntas:

  1. Posso confiar em você? e
  2. Você realmente se importa comigo?

No entanto, estas simples perguntas poderão ter peso diferente, dependendo da experiência anterior de quem as faz. Ou seja, nossos relacionamentos pretéritos, se bem ou mal sucedidos, poderão, interferir sensivelmente em futuras novas alianças, inclusive sabotá-las!

Neste caso, é necessário ter paciência, muita paciência em relação às respostas, que poderão demorar para vir. Pois ainda que alguém te diga “sim, eu sou confiável!”, isto não é suficiente para que você confie.

Confiar é um ato de espera! Leva tempo até que você constate que a outra parte está comprometida com o sucesso da relação e, consequentemente, com a felicidade de ambos. Além disto, você também precisará contribuir, de modo que a outra parte provavelmente estará usando critérios semelhantes aos seus para observar a evolução da relação em que ambos estão envolvidos.

Existe outra coisa importante a ser dita. É que, muito embora a confiança seja o alicerce básico dos relacionamentos, ela também é algo frágil! Um relacionamento que durou meses ou até mesmo anos pode ser irreparavelmente danificado por algumas palavras desagradáveis ou simplesmente um único ato irrefletido!

Não se permita agir com pressa ou perder o controle de suas emoções nos relacionamentos importantes!

 

Deixe uma resposta